modulo 7 história 12º
Unidade 1 – as transformações das primeiras décadas do século XX.
Com o final da 1ª Guerra Mundial, o mapa da Europa complexifica-se, transformando-se num mosaico de cores. Os impérios desfazem-se e surgem novos estados. As novas fronteiras obrigam ao deslocamento das populações. Os novos estados criam tensões que se vão acumular até serem a causa da 2ª Guerra Mundial.
A guerra de 14-18 inicia o século XX europeu e marca o fim da hegemonia europeia ao nível da sua influência global mas não o fim da matriz civilizacional ocidental, que se mantém viva sob a hegemonia americana.
1.1. UM NOVO EQUILÍBRIO GLOBAL
A GEOGRAFIA POLÍTICA APÓS A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
Um novo equilíbrio global após a 1ª GM?
Na Conferência de Paris, os países vencedores reúnem-se para discutir as sanções a aplicar aos países derrotados e a nova ordem geopolítica. Estabelecem-se vários estados novos e novas fronteiras. O Império Otomano perde todos os territórios que possui no Médio Oriente e passam a ser dominados pela Grã-Bretanha e a França. A Áustria-Hungria desaparece. A Alemanha é o país mais castigado de todos: as sansões económicas são tão graves que, em última análise, contribuirão para a ascensão de Hitler e dos nazis; fica sem as suas colónias africanas; tem de devolver à França os territórios que ocupara; cede territórios a outras nações. A Rússia perde uma porção do seu território.
A SOCIEDADE DAS NAÇÕES A criação da SDN (instituição internacional percursora da ONU) constituiu-se como uma espécie de parlamento internacional onde é suposto as diversas nações discutirem, pacificamente, os seus diferendos. A SDN está, desde o início condenada ao fracasso: o Congresso dos EUA não ratifica o Tratado; os países vencidos não são chamados para a sua criação; propostas têm de se aprovadas por unanimidade; as decisões do Tribunal de Haia