Modo como o dinheiro influência a satisfação com a vida
Marketing e Publicidade
O modo como o Dinheiro influência a Satisfação com a vida.
Introdução
Cientificamente o dinheiro é considerado uma medida de valor, um objeto de trocas comerciais ou um instrumento do quotidiano. Este é introduzido nas nossas vidas ainda durante a infância e vai ganhando importância consoante as fases do ciclo de vida .
Assim, durante a infância e adolescência, os indivíduos têm uma atitude mais despreocupada em relação ao dinheiro, pois a sua perceção não esta relacionada com o valor do dinheiro em si mas sim, com o que ele pode comprar, uma vez que permite ao adolescente não só expressar a sua personalidade, mas também se integrar num grupo ou rede social .
Durante a adultez é quando o dinheiro recebe mais significados, esta é a fase do ciclo vital em que os indivíduos interagem mais com dinheiro. Estes procuram trabalhar para ganhar dinheiro, gastar para satisfazer as suas necessidades e ainda amealhar para a velhice, com o intuito de garantir o seu bem-estar ou de deixar heranças .
Considera-se então, que o dinheiro é parte integrante da vida, tanto a nível pessoal como a nível social, mediando as interações com os outros. Este parece influenciar o comportamento das pessoas de diferentes formas agindo muitas vezes como um talismã ou agente de transformação do self (Lockart,1981 citado em Arocas & Tang, 1998).
O dinheiro tem uma componente afetiva, estudada pela psicologia, em que os indivíduos atribuem diferentes sentimentos ao dinheiro, sendo estes influenciados pela educação que este teve durante a infância, a personalidade, a imagem que o individuo tem de si próprio, mas também pelas normas sociais e pela origem do dinheiro (Mitchell & Mikel, 1999 citados em Grave, 2008).
Conclui-se então que o dinheiro tem um significado subjetivo, este desenvolve-se de forma diferente para cada individuo, tendo um impacto distinto na sua vida e no comportamento de cada um (Belk &