tecnicas de pintura
É fundamental que as crianças desde pequenas, tenham contato com o mundo da pintura, pois é através da pintura que os pequenos expressam seus sentimentos, emoções, aprendem a ter noção de espaço, aprendem regras do que é certo e errado, superam desafios, expõe sua criatividade, tem contato manualmente com as tintas, pincel, giz de cera, lápis e muitos outros materiais que os ajudam em sua coordenação motora. É importante que professor incentive dia a dia aos alunos a arte da pintura, e observe cada passo que o aluno esteja fazendo, pois é através da arte de pintar que o professor pode observar se o aluno esteja passando por alguma dificuldade.
1ª Técnica: Pintura com papel crepom
Como realiza-la:
Cortar o papel crepom, umedecer na água e pressionar na folha branca. Quanto mais forte a cor do papel crepom, melhor será o resultado.
2ª Técnica: Pintura com cotonete
Esta técnica de pintura é bastante interessante, pois ao invés de se utilizar o pincel para pintar, utiliza-se o cotonete. É uma forma diferente de colorir, pois muitas vezes as escolas não expõem de pincel para todas as crianças, e esta é uma forma de substituir o pincel.
3ª Técnica: Pintura com garfo
Nesta técnica passa-se tinta guache em uma folha e logo em seguida deve-se, passar as pontas do garfo de leve sobre a pintura. Mas lembrando-se que o professor deve estar sempre por perto.
4ª Técnica: Pintura com fita crepe
Colar pedaços de fita crepe em uma folha, após pintar todo espaço que estiver sobrando entre uma fita e outra. Deixe secar e depois retire as fitas da folha. A criança pode deixar levar a sua criatividade que ficara muito bom.
5ª Técnica: Pintura sobre vela
Pingar vela sobre uma folha, em seguida passar tinta guache na folha, deixe secar e depois retire os pingos de vela. Esta