Comportamento organizacional valores e atitudes
Alessandro Rodrigues
Camila Caroline
Érica Fabiana
Jaqueline Pereira
Jéssica Silva
Rândria Caroline
Vânia Cardoso
Valores e Atitudes
Comportamento Organizacional
Contagem Março 2009 Valores:
Valores são atributos, os mesmos são divididos em duas categorias: conteúdo e intensidade. O atributo de conteúdo determina que um modo de conduta ou de condição é importante, o atributo de intensidade especifica o quanto ele é importante. Quando classificamos os valores de uma pessoa de acordo com sua intensidade, temos o seu sistema de valores. Todos nós temos uma hierarquia de valores que formam nosso sistema. Relacionamos valores com liberdade, prazer, auto-respeito, honestidade, obediência e justiça.
Uma tabela significativa de nossos valores é estabelecida durante a infância a partir de nossos pais, professores, amigos ou outras pessoas. Quando crianças, ouvíamos que determinados comportamentos ou resultados eram desejáveis ou indesejáveis, com isso aprendemos que é necessário sermos honestos e responsáveis. Este é o aprendizado dos valores absolutos, que de certa forma, garantem a sua estabilidade e duração.
A importância dos valores:
Os valores são importantes no estudo do Comportamento Organizacional devido ao processo de compreensão das atitudes e motivações, além de influenciarem nossas percepções. As pessoas ingressam para as organizações com noções pré-concebidas das atitudes a serem tomadas e realizadas. Evidentemente, essas noções não são desprovidas de valores, pelo contrário elas contêm interpretações sobre o que é correto. Além disso, implicam para que alguns comportamentos ou resultados, sejam preferíveis a outros. Conseqüentemente, os valores encobrem a objetividade e a racionalidade.
Tipos de Valores:
• Valores Terminais: São metas a serem atingidas no decorrer de sua vida.
• Valores Instrumentais: São modos preferenciais de comportamento ou os meios para se chegar às metas dos valores