Comportamento organizacional - valores e atitudes
A pena de morte é uma coisa certa ou errada?
A criação de cotas mínimas reservadas para minorias raciais entre as vagas das universidades públicas?
É bom ou ruim uma pessoa gostar do poder?
As respostas a essas perguntas envolvem critérios de valor.
Valores: representam convicções básicas de que “um modo específico de conduta ou de valores finais é individualmente ou socialmente preferível a um modo oposto” (Robbins, 2002, p. 60)
“São os valores que nos orientam e fornecem parâmetros para o julgamento, avaliação e adoção de condutas, doutrinas, crenças, ideologias e culturas” (Krüger, 1986, p. 39) ✓ Atributos dos valores:
→ conteúdo: que um modo de conduta é importante;
→ intensidade: o quanto ele é importante (hierarquia de valores) ✓ Os valores seriam fluidos e flexíveis? De maneira geral, não. São estáveis e duradouros→ boa parte assumida durante a infância; ✓ Através de um processo de questionamento de nossos valores, pode levar a uma mudança; ✓ Importância dos valores→ estudo do comportamento organizacional→ estabelecem a base para a compreensão das atividades e da motivação, além de influenciarem nossas percepções.
Ex.: as pessoas entram para as organizações com noções preconcebidas das coisas que “precisam” ou que “não podem” ser feitas. Essas noções não são desprovidas de valores. Têm interpretações do que é certo ou errado. ✓ Os valores influenciam as atitudes e o comportamento;
Tipos de valores: Segundo Levantamento de valores de Rockeach (RVS)
1. Valores Terminais: valores finais desejáveis (metas que uma pessoa gostaria de atingir durante sua vida). 2. Valores Instrumentais: contém os modos preferenciais de comportamento ou os meios para atingir as metas dos valores terminais. Ex.: Valores dos Grupos de Executivos:
|Valores terminais |Valores instrumentais |
|