Estagio supervisionado
Pedro Henrique Zanetti1, Fabio Scorsolini-Comin2, David Forli Inocente3 e Alberto Borges Matias1 1 Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, USP, SP 2 Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, USP, SP 3 Instituto de Ensino e Pesquisa em Administração, INEPAD, SP
1. Objetivo
O objetivo geral é analisar a percepção de estagiários da área de educação a distância (EAD) acerca da experiência de estágio empresarial. Entre os objetivos específicos, estão: Refletir sobre os impactos do estágio para a formação profissional dos estudantes; Conhecer os limites e as possibilidades da educação a distância como campo de formação e atuação profissional.
2. Método
2.1. Tipo de estudo: Exploratório, dentro de um enfoque de pesquisa qualitativa. 2.2. Participantes: 40 estudantes da Universidade de São Paulo, campus Ribeirão Preto, provenientes dos cursos de Administração, Economia, Ciências Contábeis, Economia Empresarial e Controladoria, Pedagogia, Psicologia, Ciências da Informação e Matemática Aplicada a Negócios. 2.3. Local: O estágio foi desenvolvido no Instituto de Ensino e Pesquisa em Administração (INEPAD), instituto multidisciplinar que atua na área de ensino, pesquisa e extensão organizacional. 2.4. Instrumento: Questionário de perfil profissional desenvolvido pelos pesquisadores. Especificamente neste trabalho, serão analisadas as questões abertas acerca dos impactos, aspectos positivos e negativos do estágio em termos da formação profissional. 2.5. Procedimento: Os questionários foram lidos, as respostas tabuladas e analisadas a partir de eixos de categorias. A discussão foi apoiada nas falas dos respondentes.
responsabilidade e as atribuições relacionadas ao universo profissional. O estágio empresarial é referido como um “treino” de habilidades muitas vezes não desenvolvidas no meio acadêmico.