relatorio quimica separação substancias
A experiência tem como objetivo estudar a separação de misturas, aprendemos que a maioria das substancias encontradas na natureza estão misturadas exceto algumas exceções. Foi nos concedido quatro substancias para que fosse feita a mistura de depois a separação, a areia lavada 10g, a limalha de ferro 10g, o cloreto de sódio 5g e o dicromato de potássio 3g.
Foram se feita a mistura o que nos gerou uma substancia uma mistura heterogênea de cor avermelhada com uma textura consistente.
A separação ocorreu da seguinte maneira:
A mistura em um determinado béquer foi aquecida ate seu ponto de ebulição juntamente com 20ml de agua e outro béquer, após o mesmo a mistura foi filtrada em um funil e enquanto quente foi aplicado 10ml de agua que tambem fora aquecido, então no papel de filtração ficou duas substancias esta foi a primeira filtração e a primeira substancia a ser separada fora a limalha de ferro e a areia que foram secadas e separadas com um imã que atrai a limalha de ferro.
A substancia que foi filtrada para outro béquer foi banhado no gelo por que com a queda de temperatura a solubilidade foi dicromato de potássio diminui de uma forma considerável assim ocorrendo a precipitação do mesmo, após o banho filtre novamente no funil e teremos o dicromato se potássio separado, com a substancia que foi filtrada para o segundo béquer a evapore e teremos então o cloreto de sódio.
Com esse método de separação obtemos uma pequena perda na massa dos reagente se observamos também que as substancias não estão inteiramente puras pode se notar que a pequenas alterações nos estado natural de alguns reagentes como por exemplo o cloreto de sódio que agora esta da cor avermelhada devido ao dicromato de potássio que tem essa característica.
Podemos então observar as massas finais:
Dicromato de potássio 1,57g
Cloreto de sódio 3,82g
Areia lavada 7,09g
Limalha de ferro 9,7g