teste
1 INTRODUÇÃO 4
2 DESENVOLVIMENTO 5
3 CONCLUSÃO 8 REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho apresentará alguns aspectos dos gêneros textuais, ou seja, elementos textuais que usamos em nossa comunicação do dia-a-dia, nos locais de trabalho, em nossa vida pessoal e civil, voltados às práticas sociais. Alguns exemplos de gêneros textuais são: carta, bilhete, e-mail, artigos, requerimento, declaração, etc. Sendo assim, para a elaboração do presente trabalho, usou-se como gênero textual um requerimento, uma declaração e uma procuração. Tendo como objetivos: aprender como formular um texto técnico; verificar que estrutura e conteúdos os mesmos possuem e pensar os textos técnicos como gêneros textuais, os quais fazem parte direta ou indiretamente da vida de todos os indivíduos.
A procura pelos textos ocorreu através da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, Prefeitura Municipal de Porto Alegre e Club de Regatas Vasco da Gama, ou seja, tive o interesse em pesquisar sites que me trouxessem documentos reais. A teoria sobre o assunto encontrei em Strecker (2009), Marcuschi (2002) e Bonini (2003), que trazem fundamentos lingüísticos sobre gêneros textuais.
Pode-se então mencionar Bonini (2003), que nos traz gênero como um conjunto de eventos comunicativos, que compartilham propósitos comunicativos semelhantes. Estes propósitos são reconhecidos também pela comunidade discursiva e, constituem o conjunto de razões para o gênero. Estas razões moldam a estrutura esquemática do discurso influenciando e limitando a escolha de conteúdos, estruturas e estilos. Ou seja, o gênero é considerado uma ação de linguagem, um modo de comunicação que faz parte da vida do indivíduo.
Sendo assim
(...) os gêneros textuais são fenômenos históricos, profundamente vinculados à vida cultural e social. Fruto de trabalho coletivo, os