trabalhos
Antes de sairmos a campo nos propomos a compreender primeiramente o objetivo proposto para a educação no ensino médio. E detectamos que o novo ensino médio proposto pelo MEC, através da LDB, sugere um currículo voltado para desenvolvimento de competências, no qual a interdisciplinaridade e a contextualização permeiem a prática pedagógica. Educar para a vida, preparar para o mundo do trabalho, superar o “rótulo” de “ante sala” da universidade: este é o papel assumido pelo ensino médio.
Precisávamos de nos inteirar sobre a definição da proposta do ensino médio para então começarmos a reflexão de como seria realizado esse estágio, logo, percebemos que o estágio seria uma análise das políticas educacionais da instituição observada, sua organização, histórica, legal e curricular, aspectos teóricos metodológicos no planejamento de aula e da docência do ensino bem como a contribuição e participação de todos os agentes imbuídos na perspectiva do bom funcionamento escolar. Serão desenvolvidas as atividades de observação participativa com os alunos da 1ª e 2ª série do Ensino Médio.
As relevantes modificações sofridas por nossa sociedade no decorrer do tempo, dentre elas o desenvolvimento tecnológico e o aprimoramento de novas maneiras de pensamento sobre o saber e sobre o processo pedagógico, têm refletido principalmente nas ações dos alunos no contexto escolar, o que tem se tornado ponto de dificuldade e insegurança entre professores e agentes escolares resultando em forma de comprometimento do processo ensino-aprendizagem.
A sociedade atual se vê confrontada com o desenvolvimento acelerado que ocorre a sua volta, onde o desenvolvimento e as descobertas ocorrem em frações de segundos, ocasionando certo desgaste e comprometimento das ações voltadas para o aprimoramento do ensino.
Dessa forma, faz-se necessário a busca de uma nova reflexão no processo educativo, onde o agente escolar passe a vivenciar essas transformações de forma a beneficiar suas