Relatório de Química TÉCNICAS DE SEPARAÇÃO E PURIFICAÇÃO DE SUBSTÂNCIAS
Departamento de Química
Turma 4 de Agronomia
Professora
Alunos:
Guilherme Silva Marçal
Mariana Zandonadi
Gustavo Henrique S. Vespero
RA: 70196
RA:
RA: 62154
Relatório de Química
TÉCNICAS DE SEPARAÇÃO E
PURIFICAÇÃO DE SUBSTÂNCIAS
Maringá, 25 agosto de 2011.
Introdução
Neste relatório redigiremos sobre as técnicas de separação e purificação de substâncias homogêneas e heterogêneas. As misturas heterogêneas podem ser separadas por diferentes métodos como:
●
Filtração: método para separar sólido de líquido ou fluido que está suspenso, pela passagem do líquido ou fluido através de um meio permeável capaz de reter as partículas sólidas.
Numa filtração qualitativa, é usado o papel de filtro qualitativo, mas, dependendo do caso, o meio poroso poderá ser uma camada de algodão, tecido, polpa de fibras quaisquer, que não contaminem os materiais.
Para as filtrações quantitativas, é geralmente usado papel filtro quantitativo, placas de vidro sintetizada ou de porcelana sintetizada. ● Decantação: Utilizada principalmente em misturas bifásicas, como sólido-líquido (areia e água), sólido-gás (poeira-gás), líquido-líquido (água e óleo) e líquido-gás (vapor d’água e ar). Sendo esse processo fundamentado nas diferenças existentes entre as densidades dos componentes da mistura, e na espera pela sua decantação. A mistura é colocada em repouso num recipiente, de preferência fechado. Após a separação visual (fases), o processo pode ser feito através de vários métodos.
●
Recristalização: A recristalização é um método de purificação de compostos orgânicos que são sólidos a temperatura ambiente. O princípio deste método consiste em dissolver o sólido em um solvente quente e logo esfriar lentamente. Na baixa temperatura, o material dissolvido tem menor solubilidade, ocorrendo o crescimento de cristais. Se o processo for lento ocorre a formação de cristais então chamamos de cristalização, se for