Apostila de quimica
PRÁTICA 01
AULA INTRODUTÓRIA DE QUÍMICA GERAL EXPERIMENTAL
INSTRUÇÕES GERAIS, NORMAS DE SEGURANÇA E APRESENTAÇÃO
DE VIDRARIAS E EQUIPAMENTOS DE LABORATÓRIO
01 – INTRODUÇÃO
Este programa de laboratório foi concebido para fornecer ao aluno um primeiro contato com as técnicas básicas e os principais equipamentos e vidrarias de um laboratório de
Química. Além disto, os dados experimentais obtidos poderão ser empregados para explorar vários aspectos da química teórica e descritiva. Freqüentemente, poderá ser verificado que na prática, a teoria pode requerer um exame mais detalhado de um determinado problema, ou ainda, exigir habilidades manuais do aluno.
A relação entre a teoria e os trabalhos de laboratório é apresentada de forma a gerar uma sinergia entre os aspectos experimentais e teóricos dos diversos conceitos químicos.
02 – O RELATÓRIO
O relatório de um trabalho experimental tem como finalidade justificar os fatos que motivaram a sua realização, descrever a forma como o trabalho foi realizado e, através dos resultados obtidos experimentalmente, interpretar conclusivamente a relação entre os dados obtidos. Para que o relatório torne-se compreensível e reprodutível, as anotações devem ser claras, exatas e completas. A fim de descrever exatamente o que aconteceu, e não o que deveria acontecer não se deve confiar na memória e habituar-se a relatar o mais rápido possível todas as etapas do relatório. Um bom relatório deve ser o mais simples possível, de linguagem correta e não prolixo ou ambíguo.
Em síntese, um relatório destina-se a:
-
explicar a experiência efetuada; descrever os procedimentos e resultados experimentais; discutir os resultados obtidos, apresentando os cálculos, por ventura, efetuados.
Um relatório deve ser elaborado de tal forma que:
-
outra pessoa possa repetir o trabalho efetuado com base nele; qualquer pessoa possa perceber qual o objetivo do trabalho, o que se fez, quais foram os