Universitário
ENGENHARIA QUÍMICA Prática nº 08 (21/10/2014):
Obtenção e Purificação de Substâncias
Disciplina: Laboratório de Química Geral
Professora: Kirlene Salgado Fernandes Penna
VILA VELHA
21/10/2014
BRUNA FURTADO
JÚLIA FRAGA
LAÍS OLIVETTE
SUELEN SIMONETTI
Obtenção e Purificação de Substâncias
Relatório do Curso de Graduação em Engenharia Química apresentada a Universidade de Vila Velha-UVV, como parte das exigências da Disciplinada Laboratório de Química Geral sob orientação da Professora Kirlene Salgado Fernandes Penna.
VILA VELHA
OUTUBRO 2014
1634490-308610
INTRODUÇÃO: Conforme já foi observado em aulas passadas, uma substância pode der obtida por intermédio de uma reação química, podemos citar o ferro e o ácido sulfúrico (H2SO4), obtendo-se as substâncias sulfato ferroso e gás hidrogênio, tais como:
Fe + H2SO4 --> FeSO4 + H2 Entretanto para se obtiver a novas substâncias em forma realmente pura, é necessário misturar os reagentes em proporções exatas de massa, a estequiometria, ou eliminar, depois da reação, o excesso de um dos reagentes. Se a reação for realizada em meio aquoso, tem-se ainda que eliminar a água. Além disso, se resultar numa reação mais que uma substância, obter-se-á, na realidade uma mistura, que deverá ser fracionada, separando-se as diferentes substâncias. Após a separação ainda pode estar presente impurezas em proporções variadas. Para eliminar as impurezas pode-se fazer uma recristalização do sólido obtido e garantindo a purificação do material. Esta etapa necessita de um solvente que solubilize o composto a quente e não a frio. Assim, consiste na sequencia: inicialmente solubilizar com auxilio de aquecimento o sólido neste solvente, filtrar a vácuo a solução ainda a quente, resfriar o filtrado precipitando o composto e por ultimo filtrar a vácuo recuperando o precipitado. A recristalização deve ser repetida quantas vezes julgar necessário. O objetivo é obter uma