Satisfação trabalho no itaquaquecetuba
Itaquaquecetuba é um município brasileiro localizado na Região metropolitana do Estado de São Paulo. Situado na microrregião de Mogi das Cruzes. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE,2011), a cidade de Itaquaquecetuba possui maior incidência de pobreza, da Região do Alto Tiete.
A relevância do tema esta baseada na preocupação, cada vez maior por parte das empresas, de desenvolver e manter uma gestão de pessoas eficiente e com qualidade, possibilitando a criação de valores para a empresa de maneira permanente e constante. [...] Por esse motivo a satisfação no trabalho, tem consequência direta na gestão de pessoas, está tornando-se cada vez mais importante e essencial para as empresas, de tal modo que a sua criação e manutenção mostram-se imprescindíveis para a continuidade de tais empreendimentos, por agregarem vantagem competitiva. (FULMER, 2003 et al. de SISODA,.2008, p..4).
Com isso verificamos a necessidade de um estudo para verificar se existe uma ligação entre a administração do salário de funcionários em relação a sua satisfação e como sua vida financeira está influenciando o seu rendimento para empresa.
Segundo pesquisa da holandesa Philips 2010 em 23 países, o brasileiro é o segundo mais insatisfeito com seu emprego e também com seu salário – ambos só perdem para japoneses. (www.folha.uol.com.br/mercado)
Para Dejours (1987,p.42): [...] Considera a insatisfação no trabalho como uma das formas fundamentais de sofrimento do trabalhador e relacionada ao conteúdo da tarefa. Tal insatisfação pode ser decorrente de sentimentos de indignidade pela obrigação de realizar uma tarefa desinteressante e sem significado, de inutilidade por desconhecer o que representa o trabalho no conjunto das atividades na empresa, de desqualificação, tanto em função de questões salariais como ligadas à valorização do trabalho, em aspectos como responsabilidade, risco ou conhecimentos necessários.
A insatisfação no trabalho é um