teoria das relaçoes humanas
CINAIDE MARIA GOMES DA SILVA
ELISABETE QUILES DE ALMEIDA
JESSICA MARTINS LIMA
REGIANE DA SILVA SANTOS VERAS
SAMIRA APARECIDA MALAQUIAS
TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS
ITAQUAQUECETUBA
AGOSTO/2013
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE ITAQUAQUECETUBA
CINAIDE MARIA GOMES DA SILVA
ELISABETE QUILES DE ALMEIDA
JESSICA MARTINS LIMA
REGIANE DA SILVA SANTOS VERAS
SAMIRA APARECIDA MALAQUIAS
TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS
Trabalho solicitado na disciplina de Administração como parte das atividades de avaliação para o curso.
Prof. Michel Mott Machado
ITAQUAQUECETUBA
AGOSTO/2013
A Teoria das Relações Humanas (escola de relações humanas) é um conjunto de teorias administrativas, que considera a administração como um processo social. Ela foi criada pela necessidade de humanizar e democratizar a administração, liberando a dos conceitos rígidos e mecanicistas da Teoria Clássica.
A Teoria surge no começo do século XX, após a quebra da bolsa de valores de New York em 1929, que impedia as empresas de continuar pagando os funcionários por produtividade. Era preciso arrumar uma forma de manter a produção, mas sem alterar a folha de pagamento. A experiência em Hawthorne foi útil, pois mostrou outros fatores de interferência na produção, como o fator social e as próprias necessidades pessoais, como elementos motivacionais bem mais eficientes que a remuneração, foi assim que a escola das relações humanas ganhou adeptos e se espalhou.
Experiências realizadas em Hawthorne, por MAYO e colaboradores, entre 1927 a 1932 teve o intuito de estabelecer a existência de alguma relação entre as condições de trabalho e a incidência de fadiga ou monotonia entre os empregados. As conclusões desse estudo apontaram para outra direção, perceberam que os fatores psicológico e social influenciavam na produtividade dos trabalhadores.
O experimento consistia em 4 fatores:
1º - iluminação: foram selecionados dois