Modelos das cinco força de porter
A investigação e a análise que se apresentam neste conteúdo assinalam a importância do sistema de justiça ser objecto permanente de reflexão e debate, com incidência nos seus problemas e perspectivas futuras, o que exige uma análise que ultrapasse o domínio interno da justiça oficial e se estenda a outras áreas fundamentais para o bom funcionamento do sistema de justiça em Angola. Esta foi a orientação do projecto de investigação intitulado “Pluralidade de ordens jurídicas e sistemas de justiça em Angola.
Este trabalho propôs-se confrontar o acesso ao direito e à justiça, quer no sistema dito ‘formal’ do Estado (através dos tribunais), quer através de instâncias extra-judiciais (comunitárias, tradicionais, informais) da sociedade civil. Os desafios do direito e da democracia em Angola, a partir do qual é possível compreender melhor as relações entre a justiça e a sociedade.
Uma ideia que está no centro das preocupações da magistratura judicial e do Ministério Público é a aproximação dos serviços de justiça da população, de modo a que esta possa contar com um atendimento do sector da Justiça em tempo útil.
A questão da qualidade dos juristas que se dedicam à advocacia tem sido tema de acesos debates, sobretudo depois de se terem verificado insuficiências que põem em causa os direitos dos cidadãos. O exercício da advocacia é uma actividade muito séria, porque a má preparação técnica dos advogados pode prejudicar os cidadãos que recorrem aos seus serviços.
A preparação técnica dos magistrados judiciais e do Ministério Público é também indispensável, pois para a boa administração da justiça concorrem juízes e advogados, a fim de se encontrarem soluções justas para os problemas que são submetidos a tribunal. É pois necessário continuar a repensar o ensino do Direito nas faculdades das diferentes universidades do país, públicas e privadas. Os conselhos científicos dessas faculdades deveriam debruçar-se sobre assuntos como a