MODELO DAS CINCO FORÇAS DE PORTER
Profº.
Luis Gustavo de Mello
SÃO LOURENÇO - MG
2014
MODELO DAS CINCO FORÇAS DE PORTER
Aluno:
Jurandir Matos
RA: 5615
SÃO LOURENÇO - MG
2014
INTRODUÇÃO:
O modelo das cinco forças de Porter é uma ferramenta para auxiliar na estratégia da unidade de negócio e para entender o ambiente externo. Serve também para fazer análise da atratividade de um determinado segmento de um negocio ou de um produto.
Com esses modelos se torna mais fácil o entendimentos e analise do ambiente pelos administradores nas tomadas de decisões, para que obtenha o resultado esperado pela organização, quando falamos de tomada de decisões estamos falando do ambiente em que as organizações vivem hoje extremamente competitivas que exige analise complexas para minimizas os riscos, e desta forma tornar a empresa mais solida no mercado, tornando assim a mesma capaz de competir e alcançar os seus resultados.
Este modelo elaborador por Michael E. Porter, nos anos 70, é um modelo não tão complexo, porém de grande importância nas analise de ambientes, o que é utilizado até os dias atuais tornando-o uma ferramenta de grande importância na administração.
MODELOS DE PORTER:
Com o mercado cada vez mais competitivo, em virtude da grande quantidade de produtos similares em qualidade e preços, aumenta a rivalidade entre as empresas. Nessa guerra, muitas empresas usam como arma principal a redução dos preços e aumento dos prazos de pagamentos. Com isso, a lucratividade também fica reduzida.
Com certeza essa não é a estratégia mais adequada, pois a tendência é que a concorrência em todos os setores da economia seja cada vez maior. O mercado não tem mais fronteiras, a venda online cresce a passos largos, estão sempre surgindo novas empresas e produtos no mercado, e assim por diante.
Na década de 70 o economista e consultor