O modelo das cinco forças de Porter permite analisar o grau de atratividade de um setor da economia
Poder de barganha dos fornecedores - Os fornecedores têm poder de barganha quando: O setor é dominado por poucas empresas fornecedoras; Os produtos são exclusivos, diferenciados, e o custo para trocar de fornecedor é muito alto; O setor de negócios em questão não tem representatividade no faturamento deste fornecedor. Neste caso cabe a organização identificar a atual relação da empresa com seus principais fornecedores.
Os fornecedores podem exercer poder de negociação sobre os participantes de uma indústria ameaçando elevar preços ou reduzir a qualidade dos bens e serviços fornecidos. Fornecendo poderes podem consequentemente sugar a rentabilidade de uma indústria incapaz de repassar os aumentos de custos em seus próprios preços. Aumentando seus preços, por exemplo, as companhias químicas contribuíram para a erosão da rentabilidade dos fabricantes de embalagem aerossol, porque tais fabricantes, enfrentando intensa concorrência da auto fabricação por parte de seus compradores, tiveram, em virtude disso, pouca liberdade para aumentar seus preços.
As condições que tornam os fornecedores poderosos tendem a refletir aqueles que tornam os compradores poderosos. Um grupo de fornecedores é poderoso se o seguinte se aplica:
É dominado por poucas companhias e é mais concentrado do que a indústria para a qual vende. Fornecedores vendendo para compradores mais fragmentados terão, em geral, capacidade de exercer considerável influencia em preços, qualidade e condições.
Não está obrigado a lutar com outros produtos substitutos na venda para a indústria. Até o poder de fornecedores muito fortes pode ser posto em cheque se concorrem com substitutos. Por exemplo, fornecedores que produzem adoçantes alternativos competem