Modelo famílias
Neste trabalho abordo um breve conceito e tipos de família e destaco os “novos modelos” dentro de um contexto sócio- cultural. Faço uma reflexão da dinâmica das relações sociais, que são constituídas de crenças, valores, atitudes e hábitos, construídos na história social geral e particular de cada família. Por esse motivo, procurou-se entender a instituição família, como construção humana. Constata-se que no que diz respeito à organização interna da Família um grau de complexidade na variação dos diversos tipos de “Arranjos Familiares”. Destaco também que a construção da identidade depende de inúmeros fatores. A relação com os pais é um dos fatores mais importantes desse processo. O fato de não ser criado pelo pai não elimina a figura paterna na criação. Uma das funções mais importantes do pai é fortalecer o vínculo parental, mantendo uma relação afetiva, íntima e segura com seus filhos.
CONCEITO E TIPOS DE FAMÍLIA
O termo família é denominado e conhecido como um grupo de pessoas normalmente ligado por relações de afeto ou parentesco. Designa-se por família o conjunto de pessoas que possuem grau de parentesco entre si e vivem na mesma casa formando um lar. Os seus membros, que se mantêm unidos por laços legais, económicos e religiosos, respeitam uma rede de proibições e privilégios sexuais e encontram-se vinculados por sentimentos psicológicos como o amor, o afecto e o respeito.
A família é considerada uma instituição responsável por promover a educação dos filhos e influenciar o comportamento dos mesmos no meio social. O papel da família no desenvolvimento de cada indivíduo é de fundamental importância. É no seio familiar que são transmitidos os valores morais e sociais que servirão de base para o processo de socialização da criança, bem como as tradições e os costumes perpetuados através de gerações. Segundo a Declaração dos Direitos Humanos, a família é o elemento natural da sociedade e tem direito à proteção da própria sociedade e do