Como os funcionários se agrupam
Existem varias formas que eles podem se agrupar, mas o mais importante é sempre visando o objetivo principal para a organização. Os agrupamentos podem ser formais ou informais.
Dentro desses grupos a uma subclassificação como:
Grupos de comando - Um grupo de hierarquia onde seus componentes são todos liderados, por uma diretoria.
Grupos de Tarefa – Um grupo de várias pessoas de segmentações diferentes, porém com o mesmo objetivo da empresa, liderados pela gerência.
Grupos de Interesse – Um grupo de várias pessoas lutando pelos objetivos, independente do seu departamento, está aliado em prol dos seus interesses comuns.
Grupos de Amizade – Um grupo de pessoas com as mesmas características, que vão além do convívio no ambiente de trabalho.
Como são os agrupamentos formais (aqueles forçados pelo próprio trabalho) e os informais (aqueles que se formam pela afinidade entre as pessoas)? Independente da forma que eles se relacionam, aqueles que são forçados a trabalhar dentro do mesmo ambiente, sem se quer ter um relacionamento afetivo, ou aquelas que têm os pensamentos diferentes e pensam em alcançar o mesmo objetivo, ao contrário de pessoas que vão trabalhar simplesmente pelo o ambiente agradável e pelo o ciclo de amizade.
Definindo melhor são formados grupos informais, uma característica de alianças que não são estruturadas formalmente e nem determinado pela organização, grupos formais aqueles são definidos pela estrutura da organização e juntos trabalham pelo mesmo objetivo.
Quais são os conflitos mais comuns? Mencionar os nomes de cada funcionário em cada grupo.
Falta de comunicação, negligência da gerência, desentendimento nos setores, falta de planejamento, falta de motivação.
Falta de comunicação, entre os funcionários de banho e tosa, Eder, Anita e Lea, com o gerente Rui, pois os mesmo não comunicam a retirada de produtos, pois tem o respaldo da Alba.
Negligência da gerência, este