Modelos de familia
OUTUBRO 2012
STC – A - UFCD 4
RELAÇÕES ECONÓMICAS
EDINALDO BARBOSA
PROF. Maria Manuela Malhoa
Índice Introdução 3 Família, Tipos e caraterísticas 4 A minha família 5 A família como unidade de produção de consumo 5 A minha família 6 A família em sociedades e épocas distintas 7 Conclusão 9 Bibliografia 10
Introdução
Ao desenvolver o estudo sobre relações económicas, podemos perceber que com a existência de vários modelos de famílias, que nelas somos educados para continuar biológica e socialmente a nossa personalidade, e também a nível económico e social, para uma sociedade mais sólida e com estrutura mais familiar. Podemos descrever fatos que ocorrem em nossa família, como a maneira de enriquecimento a nível social. Descrevemos também a famílias em épocas distintas, podendo explicar as forças produtivas e suas capacidades de desenvolvimento através dos tempos de uma forma histórica e suas mudanças através dos tempos.
Família, Tipos e características
No dia 8 de Dezembro, comemora-se o Dia Nacional da Família no Brasil, na realidade, independentemente do modelo ou concepção de família, é nela que somos educados para continuar, biológica e socialmente, a estrutura familiar, assim podemos considerar:
• Família casulo: aquela que se fecha em si mesma. Ela se basta.
• Família Disneylândia: aquela que se reúne, principalmente com o grupo familiar maior, só em situações de festas.
• Família clube: aquela que busca nas relações familiares somente um local para relaxar. Os membros dessa família não se envolvem em nada, não se preocupam, por exemplo, em pagar as contas da casa.
• Família moderna: aquela onde há cooperação entre os membros. É o modelo de família que se encontra em maior número no Brasil atual.
• Família tradição: é o modelo em que a figura do pai ainda é a mais importante. O pai manda e os filhos obedecem.
• Família monoparental: chefiada por um dos cônjuge por razão de ausência do outro.
•