Globalização
Acompanhando a evolução da história da humanidade, houve duas grandes mudanças fundamentais, a primeira foi com a revolução agrícola e a segunda com a revolução industrial, tendo como consequência a substituição do serviço artesanal pela produção das maquinas emergentes.
Atualmente, outra grande mudança está em curso, provavelmente será apregoada como a terceira grande mudança ou revolução, a chamada “revolução da informação”, como resultado do rápido avanço das tecnologias da informática e das telecomunicações, ou seja, a “telemática”. Nos últimos cinqüenta e seis anos, período compreendido entre o lançamento do primeiro computador em 1947, percebe-se uma modificação considerável na forma de armazenamento, processamento e recuperação da informação.
A sociedade vem passando por inúmeras mudanças em todas as áreas do conhecimento. Os impactos produzidos na sociedade através dos meios de comunicação altamente sofisticados como a TV, satélite, internet, têm provocado modificação no estilo de conduta, atitudes, costumes e tendências das populações mundiais, principalmente no Brasil.
O aumento das tecnologias da comunicação e informação impulsiona ainda mais o processo de mudança comportamental no Brasil e no mundo, isso acontece porque todos os envolvidos tem que se adaptar a elas para se estabelecerem no mercado ou na vida de um modo geral. A globalização tem aumentado na mesma velocidade em que os meios de comunicação vêm se aperfeiçoando e expandindo suas fronteiras.
1. Definição de Globalização
A globalização é um fenômeno social que ocorre em escala global. Esse processo consiste em uma integração em caráter econômico, social, cultural e político entre diferentes países.
Segundo o Dicionário Aurélio, a palavra “global” é definida por “tomado ou captado em globo, por inteiro, integral e total. Relativo ou pertencente ao globo terrestre.” Ao mesmo tempo, pode ser usada a terminação para todos os lugares liberais e