Direito empresarial
Escola Livre da Cultura e Criações
(nome temporario! hehehe)
“Se cultura originalmente significa lavoura, cultivo agrícola, ela sugere tanto regulação como crescimento espontâneo. O Cultural é o que podemos mudar, mas o material a ser alterado tem sua própria existência autônoma, a qual então lhe empresta algo da recalcitrância da natureza.” (Terry Eagleton – A Ideia de Cultura).
Projeto “Escola Livre da Cultura” 2013
Referente: Projeto ”Mais Cultura” CPL 3487/2011.
Objeto do contrato: Contratação de empresa para fornecer profissionais nas áreas de teatro, música, artes plásticas e atividades corporais para o Projeto “Mais Cultura”.
Panorama atual:
A cidade de Araçoiaba da Serra possui à 8 anos uma oficina cultural vinculada à Oficina Cultural Grande Otelo, do Governo do Estado de São Paulo. Desde sua criação, as aulas da oficina possuem um caráter de lazer e não de formação. Toda a ação da oficina cultural encontra-se atualmente centralizada em um espaço na região central, com algumas ações no bairro de Araçoiabinha. Dado os atuais processos de desenvolvimento de uma política cultural nacional entendeu-se a necessidade da democratização do acesso aos aparelhos e aos conhecimentos geridos na área, ao encontro dessa proposta o departamento de Cultura de Araçoiaba da Serra percebe a necessidade de criar condições para, não só uma democratização do acesso, mas para a criação de formas autonomas de organização social/cultural. Com uma população de 27.299 habitantes (IBGE 2007) e uma área de 255 km² identifica-se como uma prioridade a descentralização das ações para que alcance os pontos mais extremos da cidade, já que boa parte desse território configura-se como área rural, caracterizada pela distância geográfica e dificuldade de locomoção. Identifica-se também a necessidade de um mapeamento dos interesses da população relativa à cultura nos bairros do Retiro, Campo do Meio e Bairro do Colégio, locais distantes dos pontos