Modelo de sequência didática
Tema Geral: Com essa história escrevo uma peça teatral
Conteúdos: Gênero textual: roteiros de peças teatrais
Público Alvo: Alunos do 5º ano do ensino fundamental
Objetivo Geral: Compreender o modo como são organizadas os textos teatrais e sua função social, usando a língua de acordo com a situação em foco, utilizando os conhecimentos linguísticos adequadamente.
Objetivos Específicos:
- Apresentar conhecimentos prévios sobre o tema.
- Compreender a construção de um roteiro teatral.
- Ler e compreender o texto de forma global.
- Produzir roteiro de peça teatral
- Usar a língua de acordo com as características dos personagens que serão interpretados na peça teatral.
- Elaborar convite, obedecendo a estrutura do gênero.
- Vivenciar o gênero.
1º Momento
Eixo de Ensino: Leitura e Oralidade Fazer um levantamento prévio do conhecimento dos alunos, com os seguintes questionamentos: alguém já assistiu a uma peça de teatro, na escola, no teatro ou em qualquer outro espaço cultural? O que vocês acham necessário para a realização de uma peça teatral? Como os atores sabem o que têm que dizer e a hora certa de fazê-lo? Alguém já leu algum roteiro de peça teatral?
Solicitar que os alunos destaquem aquilo que lhes chamam mais atenção no teatro, seja como espectador ou como autor.
Em seguida, convidar a turma para estudar o roteiro teatral da peça “A Terra das Chamas” escrita por Victor Hugo e Barros. (Ver anexo 1)
2º Momento
Eixo de Ensino: Leitura
Dividir a turma em quatro grupos e entregue um textos dramáticos diferentes, para que cada grupo faça a leitura silenciosa, em seguida solicitar que os façam a leitura em voz alta para toda a turma. Durante esta atividade, espera-se que os alunos percebam que a leitura do texto dramático precisa de recursos expressivos da oralidade, tais como a entonação, a velocidade o ritmo e o volume, e ainda mais ser acrescido gestos, posturas, movimentos do corpo e dos olhos.
Após a leitura,