A PARTICIPAÇÃO DA COMUNICAÇÃO INTERNA ATRAVÉS DAS REDES VIRTUAIS DAS ORGANIZAÇÕES
RESUMO:
Este artigo busca discutir a participação das redes na comunicação interna das organizações, com o objetivo de explicitar a comunicação interna por meio das redes sociais e da intranet. Para tanto, o presente estudo aborda a comunicação interna e seus instrumentos, a intranet como veículo de comunicação interna, as redes sociais em conjunto com o ambiente de trabalho e demonstra, por meio de estudos de caso, as modificações implementadas pelas mesmas como forma de maximizar a comunicação interna.
Palavras-Chave: comunicação interna, comunicação virtual, redes sociais, intranet, empresa.
1 INTRODUÇÃO
Neste artigo, em cumprimento com a disciplina do Seminário Temático III, abordaremos a participação das redes na comunicação interna das organizações. Nosso objetivo principal visa explicitar como é realizada, dentro de um contexto democrático, a importância das redes sociais e intranet dentro de um ambiente de trabalho. No decorrer deste trabalho, iremos resumir como ocorre seu uso pelos funcionários e relacionar o trabalho das redes com os clientes durante o artigo.
A comunicação interna é responsável pela comunicação e interação entre os funcionário de uma organização. Por ser um setor jovem no ambiente de trabalho, que envolve preferencialmente as áreas de relações publicas, marketing e recursos humanos, baseado nas teorias e praticas, é fundamental atualmente para as empresas que almejam maior eficiência e participação no mercado de trabalho. As redes sociais e a intranet são os principais meios utilizados pelas empresas, afim de promover suas funções com eficácia e atender aos anseios dos seus clientes e demais públicos, também como forma de interagir de um setor ao outro, diminuindo as deficiências da organização, precavendo possíveis especulações e trabalho mal feito. Acreditamos que os estudos relevantes nessa área devem procurar identificar um