Modelo de porter
A discussão da estratégia está ligada à construção das vantagens competitivas.
O Cerne da discussão estratégica está na formação do valor dos produtos/Serviços e em se criar vantagens competitivas sobre a concorrência.
Assim a compreensão das características do mercado e da concorrência são fatores chave na analise estratégica segundo Michael Porter.
Em termos gerais, para ele, a discussão da estratégia visa posicionar da melhor maneira a empresa no mercado para que ela possa se beneficiar das características do setor e ser superior a seus concorrentes, construindo um modelo de atuação bem sucedido que permita a empresa ter lucros acima da média sustentáveis : um modelo único e difícil de copiar baseado em escolhas do que fazer e do que não fazer, e de como fazer coisas diferentes dos concorrentes ou então as mesmas coisas de forma diferente.
A escolha das estratégias tem dois níveis: as estratégias genéricas e as estratégias especificas.
1) Posicionamento genérico e estratégias genérica s
Deriva do posicionamento genérico, que por sua vez, é obtido a partir do conhecimento das características básicas do mercado. Essas são conhecidas a partir da discussão do modelo das cinco forças (poder dos compradores, poder dos fornecedores, grau de rivalidade existente no setor, dificuldade de entrada de novas empresas, e a existência de produtos substitutos).
As estratégias genéricas possíveis segundo Porter são de três ordens: liderança nos custos e diferenciação (para quem compete de forma ampla), e o enfoque ou foco (que pode ser abordada através da liderança nos custos ou diferenciação).
Liderança nos custos - significa a empresa buscar ser a líder de custos no setor. Pode ser aproveitada de duas maneiras:
a) Fixando o preço do produto/serviço mais baixo que o da concorrência para aumentar o volume de vendas, mantendo a margem de lucro unitária em níveis médios devido ao custo unitário mais baixo, , e com