Uma contribuição ao modelo de porter
1. O que você entende por “competitividade”? Ser competitivo é se destacar em relação aos demais na realização de um determinado projeto, cumprindo a sua meta com a maior rentabilidade possível. Para que isso ocorra é essencial que haja singularidade e determinação, focando no resultado esperado. Empresas competitivas são aquelas que estão atentas ao mercado, buscando melhorias para cumprir sua missão com maior êxito atendendo as necessidades de seus clientes.
2. A ameaça dos produtos substitutos é definida no artigo por Rocha, Nunes & Silva (2007). Dê um exemplo de produto substituto e explique o porquê. Um exemplo de produto substituto é a câmera digital. Quando essa tecnologia se tornou mais acessível suas vantagens como possibilidade de visualização instantânea da imagem e portabilidade de armazenamento tornaram-se mais atrativas em relação à câmera tradicional. Uma foto digital tem melhor relação custo/benefício que a foto das antigas câmeras, isso acarretou na substituição desse produto.
3. Disserte sobre o objetivo principal do artigo lido: “A atuação dos empregados pode ser considerada uma das forças competitivas que ditam as regras no mercado?” Os funcionários têm grande papel na empresa, pois eles a movem e quanto mais capacitados forem melhor serão os resultados, sendo assim, empregados conceituados no mercado agregam valor à empresa e engrandecem sua imagem, tornando-a mais competitiva. Quando se tem muita procura e pouca mão-de-obra especializada acontece que este funcionário acaba sendo supervalorizado. Empregados com características inovadoras, visionárias e de especialidade escassa e cotada no mercado são importantes para prosperidade da empresa, pois lhe garantem um diferencial. Uma organização que deseja possuir os melhores em sua