Modelo de plano de aula
TEMA: JOGOS RECREATIVOS
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTO ANO: 2013 Nº ALUNOS:
DATA: HORA DE INÍCIO: DURAÇÃO:
OBJETIVOS:
Fase da Aula
Atividade
Descrição da Atividade
Objetivo
Material
Parte Inicial
Vôlei maluco
Formam-se duas equipes, uma de cada lado da rede. A música é iniciada e cada equipe possui uma determinada quantidade de em seu lado. O objetivo é passar todas as bolas para o lado adversário. Ao cessar da música, a equipe que tiver com mais bolas em seu campo, perde a disputa.
Promover o aquecimento da turma, com uma atividade de moderada intensidade, preservando sempre a integridade física do aluno.
Rede de vôlei ou corda, bolas de vôlei, bexigas, rádio/mp3.
Parte Principal
Vaqueiro laçador
Com os alunos dispostos por toda a quadra, um será o vaqueiro. Este pegará dois bambolês, os quais um ficará na cintura e o outro na mão. Os demais alunos deverão fugir deste. Que for “laçado” pelo vaqueiro, deverá pegar mais dois bambolês e se juntar ao primeiro.
Desenvolver de forma lúdica, a corrida, a percepção de tempo e de espaço e a coordenação motora, com o correr segurando um bambolê em cada mão e executando movimentos diferentes com estes.
Bambolês, cones
Parte Final
Passando o bambolê
Em círculo e de mãos dadas, os alunos deverão passar o bambolê de um para o outro, sem soltar as mãos. Posteriormente o professor poderá introduzir mais bambolês na roda. Depois, ainda é possível que se dividam em dois grupos e disputem quem consegue passar o bambolê por todos os participantes em menor tempo.
Baixar a frequência cardíaca dos alunos, devolvendo-os a calma. Além disso, os alunos terão a oportunidade de interagir entre si de forma divertida, onde terão também que sincronizar seus movimentos para fazer com que o bambolê se desloque no menor tempo possível. O fato de não poder soltar as mãos permite ao aluno realizar gestos e ações que normalmente não o faria.
Bambolês, cones