Modelo de justificativa
(PARA NOSSA ANÁLISE, DE COMO FAZER UMA JUSTIFICATIVA EM TRABALHOS ACADÊMICOS)
Na economia tradicional, o fluxo de informações era físico: dinheiro, cheques, faturas, notas de expedição, relatórios, reuniões face a face, mapas, fotografias etc. Na nova economia, a informação em todas as suas formas torna-se digital -reduzida em bits e armazenada em computadores, correndo na velocidade da luz, através das redes. Segundo Hoffman e Novak (1996), a internet possui características únicas, que a distingue do ambiente de comunicação tradicional em significativos aspectos. Devido ao fato de a mesma apresentar um ambiente fundamentalmente diferente da mídia tradicional, as atividades convencionais de marketing estão começando a se transformar, tendo em vista a dificuldade existente para implementá-las segundo o modelo tradicional.
Pode-se, então, afirmar que a nova economia está criando tendências conflitantes, exigindo que as organizações repensem as suas missões.
Ambientes virtuais e vários outros fatores estão pressionando a estrutura de custo de grandes empresas. A informação, mais que o acesso a capital, tem se tornado crítica (Alberto Albertin, l998). Segundo (Kevin Kelly, 1997), essa nova economia apresenta oportunidades distintas e tem as suas próprias regras. Aqueles que agirem de acordo com essas novas regras irão prosperar, o que não acontecerá com aqueles que insistirem em ignorá-las. Tal economia é geralmente definida como a economia da informação, devido a importância e, sobretudo, superioridade que o papel deste recurso (ao invés dos recursos materiais ou de capital) possui na criação da saúde, do desempenho do negócio. Alberto Albertin (1998) destaca que para obter melhor desempenho, um negócio precisa desenvolver e sustentar a vantagem competitiva, que foi anteriormente baseada nas características estruturais, tais como poder de mercado, economias de escala ou uma ampla linha de produtos. Atualmente, a ênfase foi movida para as