Modelo de Justificativa de PID
O excesso de peso e suas consequências aumentou com os novos hábitos de consumo e é um problema de saúde pública mundial: tanto os países desenvolvidos como os em desenvolvimento apresentam elevação de sua prevalência. A urbanização e a mecanização trouxeram elevadores, veículos automotivos, o hábito do lazer à frente da televisão ou dos computadores. Estas e outras facilidades colaboraram para diminuir o gasto energético diário e para a formação de uma sociedade urbana sedentária e obesa (FÉLIX E SILVA, 2008).
Os hábitos alimentares exercem grande influência sobre o crescimento, desenvolvimento e saúde geral dos indivíduos. No Brasil existem poucos estudos de base populacional sobre hábitos alimentares, particularmente com adolescentes. Recente estudo, analisando a disponibilidade domiciliar de alimentos no Brasil, constatou excesso de consumo de açúcar e presença insuficiente de frutas e hortaliças na dieta (NEUTZLING et al, 2007).
A obesidade na adolescência é um fator preditivo da obesidade no adulto (FONSECA, SICHIERI E VEIGA,1998). Portanto, é interessante que sejam feitas pesquisas sobre essa doença na adolescência, pois, de acordo com Bleil, 1998, os adolescentes ganharam maior autonomia nesse fim de século, o que tem sido muito explorado pela indústria que vislumbra aí um mercado