Modelo de inicial de ação de responsabildiade civil
(...), brasileiro, solteiro, estudante, inscrito no CPF/MF sob o n.º (...), RG sob o n.º (...), residente e domiciliado na (...), por meio de seu advogado ao final firmado, constituído nos termos da procuração anexa (doc. 01) e com escritório profissional na Praça Adolfo Cirne, S/N, Boa Vista, Recife/PE, local onde receberá as intimações, vem, respeitosamente, perante V. Exa., propor a presente AÇÃO ORDINÁRIA DE RESPONSABILIDADE CIVIL POR DANOS MORAIS E MATERIAIS em face da (...), sociedade empresária, inscrita no CNPJ sob o nº. (...), sita na (...), pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos, para, ao final, requerer:
1. Síntese dos fatos
1.1. O AUTOR realizou viagem por meio da empresa aérea (...), ora RÉ, partindo de Recife-PE com destino ao estado da Geórgia nos Estados Unidos em 24/07/2014 e retornando em 1º/10/2014, conforme atestam os resumos de viagem enviados pela empresa RÉ (doc. 2), para a realização de um curso no Tribunal do referido estado norte-americano.
1.2. Ocorre que, ao chegar ao Aeroporto Internacional de Atlanta Hartsfield-Jackson o AUTOR foi surpreendido pela ausência de suas bagagens.
1.3. No aeroporto, o AUTOR contatou os prepostos da empresa RÉ responsáveis pelo primeiro atendimento àqueles que experimentaram problemas com os pertences confiados a guarda das companhias aéreas. Na oportunidade orientaram o AUTOR, então, a aguardar a entrega das bagagens no hotel em que estava hospedado, pois, via de regra, a recuperação das malas extraviadas ocorria em até 24 (vinte e quatro) horas.
1.4. As bagagens, contudo, só foram devolvidas 3 (três) dias após a chegada do AUTOR no país de destino, isto é, em 27/09/2014, conforme certifica o comprovante de entrega das malas (doc. 3).
2
1.5. Em razão disto, durante este período, o AUTOR se viu privado de utilizar, em sua viagem fora do seu país, para a realização de um curso no Tribunal da Geórgia, os bens que