D. Quixote
Curso Profissional: Técnico de Turismo - 11ºPG
Componente de Formação: Científica
Disciplina: História da Cultura e das Artes
Tipologia: Nivel3/Tipo4
Ciclo de Formação: 2013/2016
Dom
Quixote
de Miguel de Cervantes
Outubro de 2014
Introdução
Este trabalho foi proposto pela professora Anabela Gomes no âmbito da disciplina de
História da Cultura e das Artes.
Dom Quixote de La
Mancha
• Dom Quixote de La Mancha é um livro escrito pelo espanhol Miguel de
Cervantes y Saavedra. O ttulo e ortografa originais eram El ingenioso hidalgo Don Quixote de La Mancha, com sua primeira edição publicada em Madrid no ano de 1605. É composto por 126 capítulos, divididos em duas partes: a primeira surgida em 1605 e a outra em 1615. A coroa espanhola patrocinou uma edição revisada em quatro volumes a cargo de Joaquín Ibarra. Iniciada em 1777 concluiu-se em 1780 com tragem inicial de 1600 exemplares.
Sancho Pança
•
Sancho Pança é um personagem do livro Don Quixote de la Mancha. Atua como um personagem contraste ao personagem principal, o próprio Dom Quixote.
Enquanto Quixote é sonhador, é fantasiante, Sancho é realista. Na medida em que o relato avança, Sancho, aos poucos, vai aceitando os "delírios" do cavaleiro de quem é o fel escudeiro. Sancho Pança decidiu acompanhar Dom Quixote após este ter prometdo que lhe daria a governação de uma ilha. Mesmo pobre contnua fel a Dom Quixote como ditado dos cavaleiros (um cavaleiro nunca foge a uma luta) e
Sancho nunca fugiu de Dom Quixote. Nunca lhe faltava ao respeito, sendo sempre fel. Normalmente andava em cima de um burro, junto de Dom Quixote que andava em cima do seu cavalo o Rocinante.
Miguel de Cervantes
(1547-1616)
• Espanhol de Alcalá de Henares.
• Era funcionário público, cobrador de impostos.
• 1605: primeira parte de Dom
Quixote.
• 1615: segunda parte de Dom
Quixote.
Conclusão
•
Com a