Respostas
Tema: Amigos e amigas neste primeiro módulo "Noções gerais de local de crime e investigação criminal", tivemos a oportunidade de conhecer conceitos básicos como vestígio, indício e evidência, o que nos permite distinguir as diferenças existentes entre os mesmos. Aprendemos também a reconhecer o local de crime e a importância de sua preservação para a resolução de um ato delituoso, bem como a importância da integração de todo o sistema de segurança pública na preservação do local de crime e para o sucesso da investigação criminal. Portanto, gostaria que baseado no que estudamos e em sua experiência profissional:
1-Comente sobre a importância da preservação do local do crime.
A preservação do local do crime é fator fundamental para elucidação do crime, pois, exceto naqueles crimes onde há o flagrante, restará a perícia indicar a autoria. Por isso é fundamental que ele seja preservado para que dali possam ser extraídas provas.
2- Conceitue com SUAS palavras: vestígio, evidência e indicio.
Vestígio: é o objeto ou material bruto constatado no local de crime, que será matéria de análise do perito posteriormente.
Evidência: uma vez que os vestígios são analisados, se tiverem relação com o crime passará a ser considerado uma evidência.
Indício: após ser conhecido e provada a relação com o crime, o fato ou circunstância, será um indício.
3- Observe que temos vestígio verdadeiro, ilusório e forjado. Descreva cada um deles, segundo seu entendimento adquirido nos estudos.
Vestígio verdadeiro é aquele deixado pelo autor do crime, aqueles que tem relação direta com o fato criminoso.
Vestígio ilusório é aquele deixado no local do crime mas que não tem correlação com o fato criminoso, todavia, não foram produzidos intencionalmente.
Vestígio forjado são aqueles que não tem relação com o crime, mas que foi produzido com a intenção de alterar o local do crime.
1- Todo episódio, sendo ele, de natureza