Modelo de gestão de pessoas como gestão do comportamento humano
O gerenciamento pode ser resumido em três modelos:
• No primeiro modelo as pessoas eram moldadas conforme a vaga disponível, então o papel do gerente era o de dar ordens e acompanhar rigorosamente as tarefas de seus colaboradores.
• No segundo os gerentes passam a reconhecer as expectativas e atividades de seus colaboradores, fazendo com que eles se sintam úteis e importantes. O foco desta atuação é no treinamento gerencial, nas relações interpessoais e no processo de avaliação de desempenho, estimulando o desenvolvimento dos perfis gerenciais desejados pela empresa. Deste modo o gerente estará capacitado para conduzir uma equipe de trabalho.
• No terceiro, os gerentes promovem equipes de alta performance que conseguem se auto gerir, o que faz com que os grupos seja m mais focados, criativos, autônomos e inovadores. A empresa passa a trabalhar em conjuntos e não mais em departamentos separados. Neste modelo, a empresa escolhe o perfil ideal para a vaga disponível. Assim, o líder fica responsável pela fusão entre empresa e funcionário, visando o melhor para ambos.
O texto aponta também, a importância de distinguir a administração de gestão de recursos humanos, que está ligada ao comprometimento dos empregados, a integração, flexibilidade, adaptabilidade e qualidade. Diferente da gestão de pessoal, que está relacionada ao caráter processual e burocrático da atividade.
Entende-se que para um bom e completo gerenciamento é preciso juntar o modelo de gestão de pessoas com o com o comportamento humano, o resultado disto é mostrar quanto é imprevisível esta prática.