RESGATE CONCEITUAL E HISTÓRICO DOS MODELOS DE GESTÃO DE PESSOA
Através de uma análise dos grandes elementos de articulação torna-se possível entender que se formaram diversos modelos de gestão em épocas distintas. Os modelos de gestão podem ser influenciados por fatores internos e externos, e o que os distingui são características que interferem na vida organizacional, construindo uma identidade.
Modelo de gestão de pessoas é a denominação que uma empresa adota para gerenciar o comportamento humano de seus funcionários. Para isso, é necessário que a empresa adeque sua estrutura de forma que possua princípios, estratégias, políticas e práticas ou processos de gestão definidos. É através destas ferramentas que se torna possível à implementação de suas diretrizes e a orientação para os gestores conduzirem suas relações com aqueles que trabalham na organização.
As organizações não pensam em uma possível mudança, algo que as torne mais humana, isso devido a onda de competitividade. Essa mudança significa que quanto mais os negócios evoluem mais o sucesso da organização depende de um padrão de comportamento coerente com os seus negócios. A importância que o comportamento humano vem adquirindo nos negócios com o passar do tempo, fez com que as empresas se preocupassem mais com sua gestão. É nesse contexto que surge o conceito de modelo de gestão de pessoas, onde sua missão é identificar esses padrões de comportamento coerentes.
Existem alguns fatores que condicionam o modelo de gestão pessoas, vários deles irão determinar qual será o modelo que a empresa utilizará. Um dos fatores pode ser a tecnologia adotada, que é onde a tecnologia passa a influenciar o comportamento, como resultado disso obtêm-se um modelo diferenciado