Modelo de decisão para um evento econômico
Venda a Prazo
A formação do preço de venda dos produtos e serviços nas empresas constitui-se numa estratégia competitiva de grande relevância para as organizações. A importância é ressaltada à medida que estas convivem com as imposições do mercado dos custos, do governo, da concorrência, e da disponibilidade financeira do consumidor. Salientando-se o fato de o atual ambiente situacional está caracterizado pela alta competitividade e em constante mudança tecnológica, as interações das empresas com o meio-ambiente devem ser coordenadas e integradas visando atingir sua missão, e conseqüentemente, a continuidade em longo prazo, a qual por sua vez, depende de seus resultados econômicos.
O processo de decisão de preço envolve a coleta, ordenação e avaliação de diferentes variáveis complexas e interligadas que podem ser melhor entendidas e equacionadas através de um modelo de decisão empresarial, a ser utilizado como instrumento da gestão. O objeto principal de investigação deste estudo concentra-se na formulação de um modelo conceitual de decisão de preço de venda, reconhecendo as limitações de aplicabilidade e contribuições das abordagens existentes, que são: a) a teoria econômica; b) os custos; e c) o marketing.
Em primeiro lugar, a empresa deve identificar em qual ambiente econômico de mercado ela está operando. A expressão ambiente de mercado é utilizada para descrever as formas que umas empresas respondem às outras, quando elas tomam decisões de preço e de produto.As principais estruturas de mercado, que geralmente se enquadram nos mercados atualmente existentes na sociedade são: a) concorrência perfeita: b) monopólio: c) oligopólio; e d) concorrência monopolística. Nesta etapa. a empresa não deve deixar de analisar seus concorrentes diretos e potenciais, mapeando seus pontos fortes e fracos, objetivos, estratégias e padrões de reação. Aconselha-se, inclusive, a criação de um sistema de inteligência sobre o