Produção de sabão
1. Resumo.
Os trabalhos realizados pelos 1º Semestres de Engenharia Química (diurno e noturno) de Produção de Sabão visa demonstrar dados estatísticos e gerais sobre a produção de sabão e sua matéria prima. Além de dados gerais sobre seus custos de produção e de venda.
2. Introdução.
Definição do Sabão. Éster criado a partir da reação de soda cáustica e gordura utilizado para higiene e limpeza. Segundo Solomons & Fryhle os sabões são sais de ácidos carboxílicos de cadeia longa, a reação que ocorre é conhecida também como reação de saponificação. Na verdade esta é uma mistura que ocorre entre gorduras e óleos que é fervido em meio aquoso juntamente com hidróxido até total hidrólise. Historia e evolução do sabão. O sabão teria sua origem no ano 2.800 a.C., na antiga Babilônia. Inscrições gravadas em cilindros de barro encontrados durante escavações arqueológicas contam que os habitantes tinham o hábito de ferver gordura juntamente com cinzas, fazendo uma espécie de sabão, não se sabe para qual finalidade. Mas o produto se tornou conhecido, sendo batizado com esse nome, muito tempo depois e por outra civilização.
Os primeiros romanos costumavam sacrificar animais em uma montanha chamada Sapo. Quando chovia, a água que descia pela montanha levava barro misturado com gordura e cinzas dos animais mortos para as margens do Rio Tiber. As mulheres que lavavam as roupas no rio perceberam que, ao utilizar essa combinação resultante da reação de saponificação, precisavam esfregar menos para deixar as peças mais limpas, pois a sujeira acabava saindo mais fácil.
Com a queda do Império Romano do Ocidente, o sabão ficou esquecido por um bom tempo. Ressurgiu apenas no século