Especificação de materiais
Este trabalho tem por objetivo apresentar as principais definições e conceitos de especificação de materiais, apresentando também algumas das principais formas de exigências, descrições e especificações de materiais, mostrando pontos mais interessantes para empresas e consumidores finais. 2. DEFINIÇÃO E CONCEITO.
2.1. DEFINIÇÃO
Especificar:
“v.t. Descrever, determinar circunstanciadamente; enumerar todos os detalhes; esmiuçar.”
2.2. CONCEITO.
Especificação de materiais:
É definir as principais informações sobre o produto, permitindo que seja feita melhor análise das necessidades de compra. Com a especificação de materiais e serviços o comprador consegue avaliar e adquirir produtos e serviços que vão atender as demandas e necessidades da empresa.
3. EXIGÊNCIA
Para realizar a compra de um bem devemos escolher os tipos de exigências que se deseja atender.
Vamos apresentar os principais tipos de exigências para a especificação de materiais:
Atualmente as especificações de materiais têm sido classificadas em três amplas categorias de exigências: Exigências de quantidade, exigências de preço, exigências funcionais.
3.1. EXIGÊNCIAS DE QUANTIDADE:
Na exigência de quantidade e demanda do mercado irá definir o quanto será comprado, ou produzido, está quantidade a ser definida também irá influenciar em como o produto será projetado e até mesmo fabricado.
3.2. EXIGÊNCIA DE PREÇO:
O valor econômico do produto aparece na especificação de preço, onde o comprador analisa o quanto está disposto a pagar pelo produto ou serviço.
3.3. EXIGÊNCIAS FUNCIONAIS:
Estas especificações são as mais importantes, pois estão diretamente relacionadas com a utilização final do produto ou serviço e seu desempenho. Uma especificação por funcionalidade tem sucesso quando atende perfeitamente as necessidades da empresa ou comprador. Este tipo de especificação esta diretamente ligada à qualidade do produto e serviço. Neste caso consideramos o conceito e qualidade