resumos
18/01/2005 00:00
Introdução
Baseado no comportamento humano, uma avaliação implica sérias conseqüências que podem ser positivas ou negativas em relação aos seus objetivos, dependendo de uma série de fatores, entre os quais as bases informativas utilizadas, as variáveis consideradas, os critérios, conceitos e princípios adotados, e até mesmo, crenças, valores e habilidades do avaliador.
Em geral, a organização empresarial, tomada como um sistema aberto, possui uma identidade própria, que caracteriza uma cultura organizacional particular, influenciando a sua dinâmica. O ato de avaliar é inerente à própria natureza humana: é o exercício da análise e do julgamento sobre qualquer situação que exija uma apreciação de fatos, idéias, objetivas e também uma tomada de decisão, a fim de se atingir uma situação desejada.
O termo avaliação refere-se ao ato ou efeito de se atribuir valor, sendo que valor pode ser entendido num sentido quantitativo (mensuração) e qualitativo (mérito, importância). Assim, avaliar reportar-se á idéia de fazer uma estimativa e a apreciar de algo. O conceito de desempenho relaciona-se estreitamente ao de eficácia e se refere, de forma genética, a execução de um ato. As avaliações sempre as dão comparando o "executado" com o desempenho "esperado".
O conceito de desempenho materializa-se através do processo de gestão. No planejamento estebelece-se as expectativas, na execução implanta-se essas expectativas e no controle avalia -se o desempenho das expectativas estabelecidas e implantadas. Assim, conclui-se que a avaliação de desempenho exige expectativas preestabelecidas.
Esse è um grande passo para o sucesso de qualquer modelo voltado á avaliação de desempenho da empresa.
Se a empresa não ficar atenta para esse aspecto, o modelo de avaliação de desempenho corre grande risco de fracassar. Um processo de avaliação de um modo geral, não pode ter um fim em si próprio, mas sim, voltado