contabilidade gerencial
Alunos: Priscila / Jônatas / Everton / Nayara
Professor: José Ricardo
2° TD
Contabilidade Gerencial Na Tomada De Decisões
INTRODUÇÃO:
O Aumento da concorrência e a escassez de recursos disponíveis têm contribuído para as constantes mudanças na gestão dos negócios. Com isso, acentua-se a necessidade de informações que auxiliam os administradores nas tomadas de decisão.
A contabilidade Gerencial vem preencher essa lacuna produzindo informações objetivas, úteis e relevantes através da combinação da contabilidade financeira com varias áreas do conhecimento de negócios.
DELIMITAÇÃO DO TEMA E DO PROBLEMA DE PESQUISA
Qual o papel da Contabilidade Gerencial na tomada de decisões das empresas e quais as consequências de não fazê-la corretamente?
Tem-se notado que um dos principais fatores de insucesso das empresas e também da precoce falência delas é que seus administradores não fazem uma correta gestão e análise contábil dos seus custos para que possam definir os preços dos seus produtos e a partir destas informações definir se sua atividade é viável ou não, e se não for, poder visualizar o que pode ser feito de diferente do projeto inicial para que se possa tornar viável, ou também procurar outra atividade para se investir seus recursos. Segundo RESNIK (1991, p.136):
Uma das principais causas dos desastres com pequenas empresas é não manter os registros e controles contábeis apropriados, precisos e atualizados – e não utilizá-los para administrar a empresa. A falta de um sistema eficaz de Contabilidade não é apenas um problema contábil – é um problema administrativo. Sem registros e controles financeiros adequados, você não consegue compreender a empresa. Fica voando e uma queda é quase inevitável.
Saber exatamente qual é o custo real dos produtos é de suma importância para que o preço a ser cobrado proporcione uma margem mínima de lucro necessária e não seja considerado