textos juridicos
Artigo 5º
Estudo comparado das duas modalidades de textos jurídicos a fim de identificar neles os seguintes aspectos: Linguagem e estrutura de cada modalidade, com base na teoria estudada e exercícios feitos em sala de aula, na forma mais completa possível. 1. No primeiro texto o legislativo, tivemos uma linguagem legislativa jurídica que e a linguagem dos códigos das normas jurídicas das leis em geral ,essa linguagem prescreve uma determinada conduta seja proibindo , permitindo ou obrigando, os textos explicativos dessas linguagem são da competência do poder legislativo nas três esferas, quanto a linguagem e prescritiva, imperativa , tem função de cogente de poder fazer , dever , ela exercer um poder sobre as pessoas tem a capacidade de produzir resultados por imposição isso pode ser confirmado com verbos que acaba no presente e no futuro do indicativo , a lei visa ao futuro a exemplo de instituir ,faço saber , sancionar ,decretar .
1.1 A estrutura apresentada 3 partes começa com as preliminar , o epigrafe ,ementa, e o preâmbulo, a normativa compreendendo um artigo desmembrando em paragrafo , inciso, alíneas, contendo parte final da lei e a parte final do correspondente .
2.Texto segundo um texto de decisão judicial , sua finalidade e de aplicar o direito vai concretizar aquilo que o texto legal ordenou , falou , impões , derivado do discurso normativo , um texto proferido por um juiz de direito de segunda instância , ela e coesiva, objetiva , clara ,coerente, argumentativa dando demonstração de provas , e uma decisão onde vai mudar a vidas das partes envolvidas .
2.2 A estrutura apresenta parte inicial em qual tribunal vai ser dada a sentença ,numero do processo ,em qual vara esta, começando com a sentença que tem que ter o relatório e o local que contara os nomes das partes ,a suma do pedido e da resposta do réu e o registro das principais ocorrência havidas no andamento do processo ,fundamentos diz respeito á argumentação , explicação do