modelagem
Engenharia de Mecatrônica
Área da Indústria
Campus Fortaleza
Relatório de Modelagem de Sistemas a Eventos Discretos
Professor:
Aluno:
Outubro, 2013
1. Defina Sistemas a Eventos Discretos. Descreva com suas palavras 05 exemplos de SEDs. Detalhe os eventos e atividades em cada exemplo.
Sistemas a Eventos Discretos (SEDs) são sistemas dinâmicos que evoluem de acordo com a ocorrência abrupta de eventos físicos, em intervalos de tempos em geral irregulares e desconhecidos. Assim a ocorrência de eventos causa transições ou mudança de estados no sistema.
2. Faça uma comparação entre os sistemas dinâmicos a eventos discretos e os sistemas dinâmicos a variáveis contínuas
Nos sistemas dinâmicos a eventos discretos a ocorrência de eventos causa transições ou mudança de estados no sistema. Já nos sistemas dinâmicos a variáveis contínuas o estado de um sistema muda com o passar do tempo.
3. Seja o alfabeto :
3.a Exemplifique várias palavras com comprimento 3, 6 e 9.
Comprimento 3:
Comprimento 6:
Comprimento 9:
3.b Determine as linguagens prefixo-fechadas das linguagens
Sendo = vazio, temos:
{
3.c A linguagem ? Explique.
Sim, está contido em . Por definição, sendo e conjuntos, é dito estar contido em , , quando todos os elementos de também são elementos de , ou seja,para todo existe um , pode-se dizer por isso que também é um subconjunto de . O conjunto é conjunto de todos os strings finitos formados a partir dos elementos de , incluindo o string vazio . Como é um conjunto de elementos de , logo é também um subconjunto de , ou seja, todos os elementos de , também são elementos de .
3.d O que expressa a linguagem ?
A linguagem expressa os caminhos diretos que podem ser formados pela sequencia de um evento seguido de três eventos consecutivos, novamente seguidos por um evento ou uma ocorrência do