Modelagem
A modelagem é uma fase muito importante para qualquer projeto que se queira colocar em execução, não é possível que se faça qualquer estrutura em que se espera um bom resultado sem que antes tenha um planejamento organizado, assim, quando for colocado na prática o projeto provavelmente acontecerá de acordo com o esperado, ou seja, como foi planejado pelo seu autor, e isso é muito importante para quem tem a necessidade de construir pequenos, médios e grandes projetos.
Pode ser dito que modelar é colocar no papel a pretensão de como será colocado em prática o projeto, nessa fase um engenheiro deve tomar decisões importantes para que no futuro ele possa ter satisfação com o resultado de seu trabalho. A modelagem visa uma melhor administração de seu trabalho para que se obtenha o melhor resultado possível. Modelar é uma ação executada para que possa ser visto o modelo esperado no final antes mesmo que inicie o processo em que ele seja feito. De acordo com BAZZO (2006, p.159-160),
Modelar é representar o sistema físico real, (SFR), ou parte dele, em forma física ou simbólica, convenientemente preparada para predizer ou descrever o seu comportamento. Modelagem é o ato de modelar, ou seja, é a atividade de construir o modelo para representar o SFR.
A escolha dos modelos a serem criados tem profunda influência sobre a maneira como um determinado problema é atacado e como uma solução é definida. A modelagem pode ser classificada em quatro tipos de modelo: Icônico, diagramático, matemático e representações gráficas.
O modelo icônico tem origem na palavra ícone que quer dizer imagem, esse modelo é aquele que busca representar o projeto de forma que se possam fazer alterações necessárias para que o resultado seja satisfatório antes mesmo que seja construído o SFR. Os modelos icônicos podem possuir formas bi ou tridimensionais e podem ser representados por desenhos e fotografias. Os modelos icônicos são importantíssimos para deixar visível o projeto a