Biomassa
Índice
Introdução
Este trabalho será realizado no âmbito da unidade curricular de Maquinas Térmicas no 1º semestre do 3º ano do curso de Engenharia Mecânica da Escola Superior de Estudos Industriais e Gestão.
No decorrer deste trabalho iremos abordar as energias renováveis, mais concretamente a energia Biomassa que nos dias de hoje é fundamental para o equilíbrio do planeta e devido a esta energia ser uma grande fonte de reserva de energia natural.
O objectivo deste trabalho será realizar um estudo aprofundado, sobre os parâmetros ligados a energia Biomassa.
Para a realização deste trabalho realizou-se uma pesquisa sobre o tema recorrendo à internet.
Energias Renováveis
Fonte de energia é renovável quando não é possível estabelecer um fim temporal para a sua utilização. É o caso do calor emitido pelo sol, da existência do vento, das marés ou dos cursos de água. As energias renováveis são virtualmente inesgotáveis, mas limitadas em termos da quantidade de energia que é possível extrair em cada momento.
As principais vantagens resultantes da sua utilização consistem no facto de não serem poluentes e poderem ser exploradas localmente. A utilização da maior parte das energias renováveis não conduz à emissão de gases com efeito de estufa. A única excepção é a biomassa, uma vez que há queima de resíduos orgânicos, para obter energia, o que origina dióxido de enxofre e óxidos de azoto.
A exploração local das energias renováveis contribui para reduzir a necessidade de importação de energia, ou seja, atenua a dependência energética relativamente aos países produtores de petróleo e gás natural.
As fontes de energia renováveis ainda são pouco utilizadas devido aos custos de instalação, à inexistência de tecnologias e redes de distribuição experimentadas e, em geral, ao desconhecimento e falta de sensibilização para o assunto por parte dos consumidores e dos municípios.
Ao ritmo que cresce o consumo dos