Modelagem Matemática
CURSO SUPERIOR DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
JOÃO PAULO
JOSIMAR RAMOS DOS SANTOS
PABLO DA SILVA
RAUL MAX ALVARES FONTOURA
PROJETO DE MODELAGEM
CACHOEIRO DE ITAPEMERIM/ ES
JUNHO - 2014
JOÃO PAULO
JOSIMAR RAMOS DOS SANTOS
PABLO DA SILVA
RAUL MAX ALVARES FONTOURA
PROJETO DE MODELAGEM
Trabalho apresentado à disciplina Modelagem Matemática, do curso de Licenciatura em Matemática, do Instituto Federal do Espírito Santo, como requisito parcial para avaliação. Professor Mestre Tamires Belo de Jesus.
CACHOEIRO DE ITAPEMERIM / ES
JUNHO – 2014
INTRODUÇÃO
Este projeto de modelagem visa aproximar o aluno da matemática significativa, quebrando barreiras impostas pelas próprias relações entre professor aluno e aluno escola. Segundo, Biembengut, a modelagem é essa interação, que permite representar uma situação ”real” com um “ferramental” matemático (2007, p.13). Focalizando numa formação para a cidadania dos indivíduos, que propicie a sua ação e sua reflexão a respeito das situações da realidade, uma estratégia de ensino-aprendizagem que visa à aplicação da matemática nas situações do cotidiano, como a conta de água e energia em relação ao ensino de funções de 1° grau.
CONHECENDO A MODELAGEM
O que é?
Como utiliza-la no ensino de matemática?
(Utilizar Citações)
CONSUMO DE ÁGUA NO BRASIL
O Brasil é um país extenso, com 8,5 milhões de km², que possui uma população de 190,7 milhões de pessoas (IBGE, 2010). Desse total, 84% residem em áreas urbanas. No ano de 1950, cerca de 36,2% da população (18,8 milhões de pessoas) viviam nas áreas definidas como urbanas; em 2010 a população urbana brasileira atingiu 160,9 milhões de pessoas (84,4% do total), o que significou o acréscimo de 142,1 milhões de pessoas nas áreas urbanas.
Nesse contexto, composto por 5.565 municípios, com 21 áreas metropolitanas ao todo, a