MODELAGEM MATEMÁTICA: uma possibilidade para o desenvolvimento de habilidades no tratamento da informação
Elisa Spode Machado1
Este artigo se propõe a relatar parte de uma pesquisa de mestrado realizada com alunos de 6ª série do Ensino Fundamental de uma escola rural do interior de Eldorado do Sul, RS. A pesquisa teve como enfoques o uso da Modelagem Matemática aliada à resolução de problemas, no decorrer da investigação o tema escolhido pelos alunos juntamente com a professora - Transporte Escolar - possibilitou um encaminhamento para o tratamento da informação. A pesquisa mostrou ser o ambiente de Modelagem Matemática uma alternativa para se trabalhar esse bloco de conteúdos.
Palavras-chave: Modelagem Matemática – Resolução de problemas – Tratamento da informação. Introdução
A pesquisa relatada neste artigo teve início em março de 2005 com duração de um semestre, o problema que desencadeou tal investigação pode ser expresso da seguinte forma:
De que modo a Modelagem Matemática pode auxiliar no desenvolvimento de atitudes e habilidades em resolução de problemas?
A metodologia utilizada foi de caráter qualitativo com base na interpretação de questionários, observações de sala de aula e documentos produzidos pelos alunos. Foram aplicados dois questionários, um antes da realização das atividades de Modelagem e outro após, cujo objetivo era compreender as atitudes dos alunos frente à disciplina de Matemática.
As observações se deram de forma não-estrurada e por meio das anotações de campo que segundo Triviños (1987, p. 154), podem ser entendidas “como todas as observações e reflexões que realizarmos sobre expressões verbais e ações dos sujeitos, descrevendo-as, [...] e fazendo comentários críticos sobre as mesmas”. Os documentos utilizados para análise foram todos os trabalhos produzidos pelos alunos.
A análise de todos esses dados foram sintetizados em textos descritivos e interpretativos, focalizando aspectos qualitativos em sua totalidade.
1
Mestre em Educação em