Modelagem matematica
Para BIEMBENGUT (1999) a modelagem pode ser visto como um processo artístico, já que, para se elaborar um modelo, além de conhecimento de matemática, o modelador, precisa ter uma boa dose de intuição e criatividade para interpretar o contexto, saber discernir que conteúdo matemático melhor se adapta e também ter senso lúdico para jogar com as variáveis envolvidas.
A modelagem pode ser aplicada a vários problemas. Como por exemplo, o estudo da análise ambiental nas proximidades de um rio, um sistema econômico, uma cultura agrícola ou um estudo populacional.
Embora existam diversos conceitos sobre Modelagem na literatura, BARBOSA (2004), coloca que modelagem é o ambiente de aprendizagem no qual os alunos são convidados a indagarem e investigarem, através da matemática, situações com referência na realidade.
Um Modelo Matemático segundo SODRÉ (2007), consiste de um conjunto de equações que representam de uma forma quantitativa, as hipóteses que foram usadas na construção do modelo, as quais se apóiam sobre o sistema real. Estas equações são solucionadas em função de alguns valores conhecidos ou previstos pelo modelo real e podem ser comprovadas, através da comparação com os dados conhecidos ou previstos com as medidas realizadas no mundo real.
As equações matemáticas de um modelo não têm como objetivo explicar cientificamente o modelo, mas interpretar as hipóteses dando a condição de prever consequências e mostrar onde estão os detalhes que deverão ser aceitos ou recusados.