Modelagem de dados
Primeiramente, o que é modelagem dados? Para quem não sabe, a modelagem de dados é um processo no qual voce "projeta" ou "planeja" a sua base de dados de forma que voce possa aproveitar os recursos do Gerenciador de Banco e também para que voce possa construir um banco de dados consistente, que reaproveite recursos, que exija menos espaço em disco e sobretudo, que possa ser bem administrado.
Assim como no processo de software, a modelagem de dados é um processo que possui etapas a serem seguidas, mas que podem ser superadas dependendo do tipo de banco que se pretende construir. O documento principal da modelagem de dados é o Diagrama de Entidade-Relacionamento - DER (leia-se: dér) ou Modelo de Entidade-Relacionamento (MER). Neste documento são representadas as entidades e os relacionamentos entre elas. As entidades são os "embriões" das tabelas do banco. Até avançarmos esta fase da modelagem, elas recebem esta nomenclatura.
Esta primeira fase é o que chamamos de Modelagem Lógica. È quando determinamos o fluxo de dados entre as entidades, isto é, como o próprio nome diz, quando determinamos a logica do banco que iremos contruir.
O relacionamento entre as entidades é um quesito que deve ser especialmente analisado. No modelo lógico todas entidade devem estar relacionada a outra. Quando sobram entidades sem relacionamento é sinal de que ha algum problema. Podem ser entidades que estão sobrando, ou seja, que na verdade não deveriam existir, ou alguma entidade pode estar relacionada à qual nao deveria.
Dependendo do tipo de base de dados que se deseja, pode-se aproveitar ferramentas do proprio banco e desta economizar linhas de código. Suponho que façamos um controle de bens doméstimos. Certamente para este sistema não ha previsão de migrar a base de dados para uma plataforma maior, como o SQL Server, ou Oracle certo? Então porque não, aproveitar alguns recursos do banco de dados Access para controlar os seus dados? Isto deve ser