Modelagem de Dados
A análise de dados é um conjunto de técnicas com o objetivo de identificar, conceituar e estruturar os dados de uma empresa, de uma parte da empresa ou de um sistema
Análise de Dados, que consiste em:
Ajudar a obter um melhor conhecimento do problema.
Ajudar o analista a projetar adequadamente a base de dados.
Permitir o compartilhamento dos dados e a integração dos sistemas.
Ajudar a unificar a visão que a empresa tem dos dados.
Os dados que um sistema processa são armazenados num conjunto de arquivos interrelacionados, ao qual damos o nome de base de dados.
A análise de dados utiliza duas técnicas:
1ª. Normalização dos dados - uma técnica formal, rigorosa e simples, de fácil aplicação, que visa a simplificação dos arquivos, mas não ajuda muito na investigação do problema.
2ª. Modelagem entidade-relacionamento - uma técnica menos formal, mas extremamente útil para investigar as necessidades dos usuários em relação aos dados.
Inconsistência: que é um erro de informação registrado no arquivo.
Normalizar um arquivo, às vezes, significa dividi-lo em diversos arquivos, cada um deles contendo um determinado tipo de informação.
Conceito de Normalização:
Atributos são os dados armazenados em um arquivo. Alguns atributos são opcionais, isto é, em alguns casos, podem não estar presentes em um arquivo.
Atributo é cada um dos dados que guardamos a respeito de uma entidade.
A chave de um arquivo é um atributo ou um conjunto de atributos que identifica, de forma única, cada registro do arquivo. Todo arquivo deve possuir uma chave.
A chave de um arquivo deve ser:
Única
Universal
Imutável
Dependência Funcional: Dizemos que um atributo depende de outro (ou de outros) quando o seu valor é determinado pelo valor do outro.
Para normalizar um arquivo, seguimos um roteiro de três passos:
1º. Eliminar todos os atributos que possam ser calculados em função de outros.
2º. Implementar um arquivo, separando os atributos que