Modelagem de dados
Aula 02
Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho
Este material é parte integrante da disciplina oferecida pela UNINOVE.
O acesso às atividades, conteúdos multimídia e interativo, encontros virtuais, fóruns de discussão e a comunicação com o professor devem ser feitos diretamente no ambiente virtual de aprendizagem UNINOVE.
Uso consciente do papel.
Cause boa impressão, imprima menos.
AULA 2
OBJETIVOS
Apresentar os modelos de dados em rede, hierárquicos, relacionais e orientados a objetos. Demonstrar as etapas de desenvolvimento de um projeto de banco de dados. ETAPAS DA ELABORAÇÃO DE UM
PROJETO DE BANCO DE DADOS
Introdução
Os modelos de dados especificam a estrutura lógica dos dados. Os formatos mais conhecidos são:
•
Hierárquico.
•
Rede.
•
Relacional.
•
Orientado a objetos.
Modelo hierárquico
Surgiu na década de 1960 com a primeira linguagem de banco de dados: a DL/I desenvolvida pela IBM e a North American Aviation.
Organiza os dados de cima para baixo, como uma árvore. Cada registro é dividido em partes denominadas segmentos. O banco de dados se assemelha a um organograma com um segmento raiz e um número qualquer de segmentos subordinados. Modelo em rede
Definido pelo DBTG (Data Base Task Group) do comitê do CODASYL (Conference on Data Systems Language) a partir de 1971. Esse modelo é uma extensão do modelo hierárquico.
Nos modelos baseados em rede, os dados são agrupados em forma de registros em que um aponta para outro por meio de ponteiros (links), exemplo:
Modelo relacional
O modelo relacional é um conjunto de tabelas relacionadas entre si por meio dos próprios dados, não utilizando ponteiros para ligar os registros. Veja o mesmo exemplo usando o modelo relacional:
Modelo orientado a objetos
Um objeto que representa algo no mundo real possui dados que o identificam e funções que ele pode executar. As funções são