Modelagem de dados
Modelo conceitual, lógico e físico
Modelagem conceitual: modelo conceitual de dados
O modelo conceitual concentra-se no mais alto nível de abstração e não leva em conta o banco de dados em si, mas a forma como as estruturas serão criadas para armazenar os dados. A modelagem conceitual é a forma mais natural dos fatos e estão mais próximas da realidade do ambiente do cliente. No modelo conceitual o cliente deverá ser envolvido a fim de obter o levantamento de dados que darão suporte à construção de todo o modelo.
Estudo de caso
Faça a modelagem de dados (aplique o modelo conceitual apenas), de uma agencia de turismo onde: controle de clientes, com todas as informações detalhadas. Controle de companhias aéreas que tenho convênio com todas as informações detalhadas. Preciso saber quais os vôos e horários que todas as companhias aéreas fazem diariamente, bem como os aviões que serão usados em cada vôo. Preciso saber a origem e o destino de cada vôo. Guardar a tripulação e a lista de passageiros de cada vôo com seus lugares.
Estudo de caso
Perceba que as informações acima poderão ser facilmente discutidas com o cliente, pois estamos no nível conceitual dos dados. A primeira coisa a fazer é definir as Entidades e os relacionamentos. Para isso precisamos saber:
Modelo de Entidade e Relacionamento - MER; Relacionamento entre entidades: tipos e cardinalidade que mostra como as ligações deverão ser feitas entre as entidades; Definir os atributos de cada entidade, Análise de Entidade: Atributos simples, compostos e multivalorados.
Lembrando que a modelagem conceitual é a primeira etapa da modelagem de dados, ficando ainda o modelo lógico de dados e o modelo físico de dados.
Definições
Modelo Entidade e Relacionamento - Atributos - Relacionamentos
Modelo Entidade e Relacionamento - MER
O mais utilizado atualmente, devido a sua simplicidade e eficiência. A modelagem de dados